GRAMINMinistériosProjetosNo AmazonasMuralParticipar
Ministérios
 

Missão da Igreja Presbiteriana em São Gabriel da Cachoeira

O Instituto Bíblico não pertence a nenhuma comunidade religiosa, mas por que foi fundada uma igreja presbiteriana? Na aldeia indígena, as igrejas não estão divididas segundo suas comunidades religiosas. Contudo, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde vivem indígenas e não-indígenas, havia várias igrejas pertencentes a diversas comunidades religiosas. Decidimos, então, nomear nossa comunidade como Igreja Presbiteriana de São Gabriel da Cachoeira.

Aqui apresentaremos um pouco da região de São Gabriel da Cachoeira, motivo da fundação dessa igreja, como obtivemos o local da igreja, quando e como começaram os cultos entre outros.


 

 
 

São Gabriel da Cachoeira é o maior cidade da região do alto Rio Negro, estando muito próxima à Linha do Equador e da fronteira entre o Brasil, Colômbia e Venezuela. É um lugar de beleza privilegiada – Além de montanhas, possui cachoeiras formadas por lindas rochas e pelas águas do Rio Negro. Nos rios existem pequenas ilhas, que compõem uma inigualável paisagem. Durante muitos anos seus moradores eram basicamente indígenas, mas por ser região de fronteira tornou-se uma preocupação para o Governo Brasileiro. Sendo assim, foram instalados quartéis e, partir disso, a cidade começou a crescer. Hoje possui cerca de 15.000 habitantes, sendo 90% indígenas e 10% não-índios.

 
 

Meus primeiros trabalhos na região do rio solimoes durante a semana foram dedicados ao instituto bíblico, nos finais de semanas ajudava  igrejas dos índios que um missionário veterano construiu.

Por isso tive muito sede de amar e treinar os irmaos.
Segundo, em abril de 1995, após ter comprado o território para o instituto bíblico,  queria fundar uma igreja.

Terceiro, toda vez que evangelizava me perguntavam  qual igreja eu pertencia ,pois queriam assistir aos cultos . Começei então a sentir a necessidade de fundar uma igreja.

Quarto, necessitava de uma igreja para o encontro com os irmãos índios que eu evangelizava.

 

Todo dia dedicava 20 minutos para procurar um local para a  igreja, circulava pelo bairro em um micro-ônibus. Os não-índios habitavam no centro do bairro e nas beiras do rios. Os índios habitavam nas regiões distantes da cidade, e eu buscava um local perto deles. Nesse momento encontrei um terreno com duas casas de madeira, e consegui comprá-lo com a ajuda do casal: presbítero Kim, Tae Hyun da igreja Missionária Oriental de São Paulo. Reformei a casa menor para utilizar como residência e reformei a outra casa maior para utilizar como igreja

 
 
 

No dia 25 de Junho de 1995, tivemos o primero encontro com 25 pessoas. Incrementamos mais janelas no local da igreja e também divisórias para formar 2 salas que serviriam como escola domical para crianças. Isto tudo foi graças a ajuda do presbítero Kim, Sang Hyung da igreja do Sin Chon.

No primerio encontro, vieram as pessoas que evangelizei, ensinei a ordem do culto e finalizei com uma oração.

 
 
 

Na época, desde a minha hospedagem até o local de evangelização demorava 2 horas de caminhada de ida e volta, como minha situação financeira não permitia, não tinha como utilizar um meio de transporte. Na minha caminhada, cumprimentava todas as pessoas que encontrava no caminho. Isso ajudou muito na evangelização. Para eles que eram pobres e desprezados, os primeiros passos para evangelizar era ser gentil e desmostrar preocupação por eles.

Segundo,  perto da igreja,  quando os moradores se acostumavam com o meu rosto, e após uma conversa conseguia oferecer o evangelho de Deus a eles.  A oração aos doentes me facilitou na evangelição. Estes métodos foram utilizados quando servia na igreja do interior da Coréia.

Terceiro, visitava os lugares públicos como as casa do índio, hospital de Guarnicao delegacia para evangelizar. Os índios que moram no interior da selva, quando ficavam doentes ou recebiam mordida de serpentes, viajavam dias para chegar à São Gabriel da Cachoeira e ser atendido no Hospital de Guarnição do Exército brasileiro. Este hospital é único lugar  que oferece atendimentos médico. A delegacia permite  visita 2 ou 3 vezes por semana, eu aproveitava essas visitas para orar e evangelizar os presos índios e não-índios.

O seguinte passo da igreja fundada em São Gabriel da Cachoeira era nomear aos membros da igreja e construção dos prédios da igreja. Após a fundação da igreja, o primeiro nomeamento dos diáconos foi realizado no fevereiro de 1997. As igrejas protestantes brasileiras realizam a cada 5 anos a votação para nomear aos diáconos e presbíteros. Em fevereiro de 1997 realizamos a primeira reunião para selecionar 3 diáconos. Foram escolhidas uma pessoa da tribo Bare, um de Tucano, um de Baniwa como diáconos.

A segunda reunião foi realizada no fevereiro de 2001. A votação justa era maravilhosa , não tinha limitações das  raças, analizavam a fé, sinceridade e a fé dos familiares. Toda vez que realizavamos a votação me sentia orgulhoso e só podia agradecia a Deus por ter me convertido e ter me tornado pastor dos índios. Um membro da tribo  de Bare, um de Baniwa e um soldado brasileiro foram escolhidos. Após o primeiro nomeamento dos diáconos, distribuíam tarefas voluntárias por tribos e os diáconos continuavam com outros trabalhos que eu tinha iniciado, permitindo-me enfocar no trabalho do instituto bíblico.

O progresso da região de São Gabriel foi a construção de uma nova igreja. Em setembro de 1999, com aumento dos crentes a igreja não era capaz de suportar a todos. Com este fato começaram a aparecer opiniões de construir uma igreja maior. Iniciamos a construção de uma igreja de 10m x 20m com dois andares. A construção inicial foi realizada todos os sábados pelos crentes da igreja durante 6 meses. Quando iniciamos a construção de paredes contratamos a um arquiteto de São Paulo. Fora os trabalhos técnicos, todas as tarefas foram realizas pelos crentes da igreja. Gastamos 40.000 dólares para a construção, entre ele 10% foram obtidas pelos nosso crentes e 90% de outras igrejas e irmaos.

Resumindo meu trabalho, existem evangelizações, administração de casa de oração, construção das igrejas filiais, como trabalho social temos inauguração de um centro de atendimento médico, inauguração de uma casa dos irmãos, aula para os analfabetos e a construção de salas de aulas, trabalhos voluntários nos presídios. Iniciei estes trabalhos com poucos voluntários da igreja, mas pela falta de tempo após a fundação do instituto bíblico, as evangelistas junto com os voluntários continuam com os trabalhos. Todas as terças-feiras às 19:30hs temos culto com os que moram na igreja e todos os domingos às 15:00hs temos culto na delegacia. Aos sábados às 15:00hs temos culto na casa dos índios. E as sextas-feiras 20:00hs têm culto com os alunos do cultivo. Atualmente todos estes cultos são realizados pelos diáconos e evangelistas.

Com uma distancia de 4Km da igreja de São Gabriel, construí uma igreja filial. Com ajuda do diácono Kang Jae Sin da igreja Siloam de Los Angeles e todo tipo de trabalho dos crentes da igreja de São Gabriel construímos uma igreja de 8m X 16m que começou a funcionar desde julho de 2004.
 

Como o trabalho da igreja presbiteriana de São Gabriel temos o centro de atendimento médico, a casa dos irmãos, aula para os analfabetos, sala de aula e trabalho nos presidiários.

A causa de construção de um centro de atendimento médico foi a existência de um único hospital incapaz de atender 50.000 pessoas, falta de equipamentos, doutores e dentistas. Desde então começamos a convidar os médicos crentes de São Paulo, Coréia e Estados Unidos para realizarem uma viagem missionária e médica de curto prazo.

Com os atendimentos médicos que oferecíamos, os índios que antes tinham seus corações fechados a nós evangelistas, começaram a abrir-se e a agradecer-nos. Entre esta época o doutor Chang Suk Youl que sempre nos visita fazendo atendimento médico, sentiu a necessidade de construir um centro de atendimento médico. E assim, foi construído ao lado da igreja um centro de atendimento médico de 10m x10m com varias salas de atendimentos. Além disso, Chang fez a doação de equipamentos para atendimento odontológico. Atualmente o dentista Joel da terceira geração japonesa esta trabalhando neste centro de atendimento médico.

A casa dos irmãos foi construída pelos pedidos dos índios que necessitavam hospedar no bairro por alguns dias para a compra de materiais necessários e medicamentos. No final de ano 2000, com ajuda do presbítero Kim Tae Hyun e sua esposa Choi Yoo Soon compramos o terreno e com a ajuda do evangelista Chun Do Myung e do doutor Chang Suk Youl conseguimos terminar a construção da primeira casa dos irmãos. A segunda casa dos irmãos foi construída pela ajuda do casal do diácono Ahn Chung Tae e dos crentes da sua igreja. Atualmente suportamos 150 índios visitantes da cidade.

Com o trabalho voluntário dos familiares de soldados brasileiros, toda quinta-feira na parte de noite convidamos os crentes e pessoas analfabetas do bairro para ensinar a ler e escrever. Também administramos a sala de aula aonde ensinamos aos jovens as materias como português e matemática.

Junto com a construção da igreja de São Gabriel, iniciamos o trabalho voluntário de presídios. Iniciamos nosso trabalho em junho de 1995, já que na época o governo oferecia somente o almoço nós começamos oferecer o café da manhã.

A igreja de São Gabriel tem aproximadamente 100 crentes batizados e 100 crianças. Nos cultos de domingo participam em torno de 200 pessoas. Na igreja filial tem 20 adultos e 40 crianças. Como servintes da igreja : eu(missionário Kim) e minha esposa, o formados do instituto bíblico.


Login | Join | Site-map
Copyright (c) GRAMIN(포) All rights reserved.