O principal objetivo do Instituto Bíblico do Alto Rio Negro é formar muitos pastores e missionários nativos. A educação dos lideres religiosos é muito importante para a evangelização dos índios. A vantagem da educação dos missionários indígenas é que diferente dos missionários estrangeiros, não há restrições com a língua e cultura.
Em um dos livros de Kapi Yohanan, ele explica a diferença que existe entre missionários nativos do lugar e dos estrangeiros. Primeiro: os missionários brancos não conseguem administrar corretamente os aspetos financeiros. Segundo: os missionários brancos deixam a impressão de que a religião evangélica é dos brancos. Terceiro: os missionários brancos e suas ajudas financeiras criam oposições e atrapalham no crescimento das igrejas nativas. Quarto: os missionários brancos não conseguem infiltrar nas comunidades onde não tem a Palavra de Deus. Quinto: os missionários brancos não conseguem aumentar o rendimento deles.(1990:170-175)
Não podemos concordar totalmente a teoria do Yohanan, mas já foram aceitadas a diferença de rendimento entre missionários nativos contra missionários estrangeiros. Primeiro, os missionários nativos conseguem evangelizar sem muito custo financeiro porque não são dependentes dos materiais modernos. Segundo, com o perfeito conhecimento das culturas nativas os missionários indígenas conseguem evangelizar com muita eficiência. Terceiro: os missionários indígenas conseguem expandir suas igrejas independentemente da ajuda financeira do exterior. Quarto: os missionários nativos não recebem limitações geográficas do governo brasileiro e conseguem viajar a quaisquer tribos do Brasil e são bem aceitados pelos habitantes do local. Quinto: não tem limitações de comunicação que permite emitir perfeitamente a Palavra de Deus.
A burocracia brasileira referente à entrada de missionários estrangeiros nas aldeias indígenas é complexa e demorada, e muitos missionários brasileiros são enviados para trabalhar em outros países. Resulta que os formados pelo Instituto Bíblico do Alto Rio Negro são a única esperança para a evangelização das regiões indígenas.
|