Comentaremos um pouco sobre visita nas aldeias indígenas. Em fevereiro de 1995, desde que comecei a morar no São Gabriel da Cachoeira, fui convidado para visitar as aldeias pelo menos uma vez por mes.
Para cada viagem era preparado o gerador de eletricidade, equipamentos para exibir filmes e outros instrumentos para visitar a aldeias próximas. Para economizar o tempo de viagem, eu utilizei uma voadeira com motor para chegar em 2 dias ao contrario das canoas que os irmãos índios utilizam e que demoram 10 dias.
Mas pelaos fatores perigosos da viagem tive que arriscar minha vida muitas vezes para visitar as aldeias muito distantes. Pela impossibilidade de cozinhar refeições durante a viagem, muitas vezes passávamos a viagem em jejum, frio.
Diferente de São Gabriel e a região do Instituto Bíblico, nas aldeias muito distantes habitavam muitos insetos venenosos o que nos dificultava bastante. Nas visitas as aldeias era realizado cultos de avivamento, processos seletivos para o instituto bíblico, missões médicas acompanhadas por doutores, e para demonstrar aos formados do instituto bíblico os lugares para evangelizar.
Nas visitas realizamos cultos e estudo bíblicos, exibição do filme Jesus Cristo e filmes com conteúdos do Novo e Antigo Testamento. Nas primeiras missões médicas fomos acompanhados por doutores do hospital dos soldado, mas hoje em dia somos acompanhados por doutores de São Paulo e dos Estados Unidos. Dependendo da necessidade o médico da nossa clínica nos acompanha para atender aos pacientes. Minha esposa, meus filhos e equipes temporárias de missionários formam um grupo para cuidar das crianças.
EEstratégia de evangelização. Primeiro, eu e a equipe de visita definimos um objetivo especifico, ��Expansão do reino de Deus através da pregação da Palavra de Deus e servir as igrejas dos nossos irmãos. Avisávamos aos índios da aldeia sobre nosso objetivo porque eles sempre desconfiam e temem a divisão das igrejas. E sempre enfocamos na importância e necessidade da Convenção Igreja Bíblica Unida Indígena do Rio Negro.
Segundo, durante nossas visitas , os índios das aldeias para criar intimidades entre nos. oferecem suas refeições : macacos , crocodilos cozidos, e peixes junto com formigas. Todos sentam-se em círculo para compartilhar as refeições. Dormimos em casas com tetos feito de folhas de carana. Todo dia de manhã e noite tomamos banho no rio negro. Não há banheiro, nem fossas , assim ,as necessidades são feitas dentro da mata.
O resultado da visita Após o trabalho cooperativo com os nativos, eles aceitavam nossas intenções e abriram seus corações e conseguimos começar nossas missões evangélicas. Após as pregações, exibição de filmes evangélicos, tudo isso resultavam em muitas aceitações de Jesus Cristo. Após esses fatos recebemos muitos convites de visitas em suas aldeias.